A iniciativa

O "Igualdade de gênero na escola: Ensino de Língua e Sociedade" é uma proposta de intervenção no ensino de Língua Portuguesa. Essa iniciativa teve a finalidade de cumprir com o que preconizam os PCN (1997) quando apresentam à sociedade o conceito de Temas Transversais, firmando o compromisso de “uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental” (p.15). Tais temas contemplam questões ligadas à Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual, devendo atravessar o ensino de todas as disciplinas escolares, de forma a construir um conhecimento integrado que proporcione aplicabilidades concretas para os conteúdos apreendidos em sala de aula, conscientizando e esclarecendo os discentes sobre as principais problemáticas sociais.

Nessa perspectiva, considerando os problemas enfrentados por mulheres do mundo inteiro ocasionados pela desigualdade entre os gêneros, urge a necessidade de promover um ensino socialmente engajado que viabilize a desconstrução de preconceitos e estereótipos já cristalizados historicamente por uma cultura visceralmente patriarcal que, muitas vezes, coloca a mulher em condições subalternas e desfavorecidas. 

Assim, o desafio foi o de articular o ensino de conteúdos da disciplina Língua Portuguesa ao tema Igualdade de Gênero. Para cumprir, então, com essa tarefa, foi elaborada e executada uma Sequência Didática voltada à produção e compreensão de um gênero textual significativo para a sociedade, uma vez que tem a função de prestar um serviço de utilidade pública à população, orientando-a sobre problemas ligados à vida pessoal e coletiva: a propaganda social, tendo como suporte o cartaz

Dessa forma, os alunos percorreram um caminho de (re)conhecimento do gênero, passando pelas micro e macro estruturas textuais, aprendendo mais sobre a funcionalidade e aplicabilidade de uma propaganda social, bem como a desenvolver a linguagem argumentativa em sua materialização verbal e não verbal, além dos demais conteúdos como ortografia, coesão e coerência - fatores essenciais para a produção que viria mais à frente.

Assim, para cada aula em que os conteúdos de Língua eram ministrados, havia, também, a inserção do tema central, igualdade de gênero. Questões como a ditadura da beleza, estereótipos femininos, violência contra a mulher e desigualdade entre salários eram articuladas ao processo de reconhecimento do gênero textual, já que estavam presentes em todas as propagandas exibidas em sala, fazendo com que os alunos reconhecessem o gênero em suas particularidades e, ao mesmo tempo, refletissem e discutissem sobre os temas apresentados.

A produção das propagandas obedeceu a um processo de escrita e reescrita que objetivava situar socialmente os textos, dando-lhes funcionalidade. Assim, a proposta foi de utilizar fotografias dos alunos para, junto aos textos, comporem cartazes digitais que fariam parte de uma campanha em promoção da igualdade de gênero realizada pelos próprios alunos em suas páginas pessoais no Facebook. Esse blog surge, então, para divulgar a campanha e compartilhar um trabalho que visa proporcionar um ensino engajado na luta pela igualdade por compreender que a construção de uma sociedade justa e igualitária nasce através da educação.


3 comentários:

  1. Trabalho simplesmente incrível, não sei descrever o quão grande esperei por esse momento! Todos contribuíram muito bem para que o resultado fosse excelente. <3

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  2. Sim, querida! Estão todos de parabéns! <3

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  3. Excelente o trabalho de vocês e da professora!

    Eu sou professora na EMEF. Lúcia Pereira Rodrigues, em São José dos Campos, e meus alunos também estão explorando o tema durante as aulas.

    Um abraço a todos!!!

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